PELO MUNDO

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Na semana passada, SP-Arte. Nesta, a Semana de Design de Milão. Nos dois eventos de grande relevância para o setor do design, o fazer artesanal brasileiro ganhou força e protagonismo.

Na mais importante feira de arte e design da América Latina, realizada no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, na capital paulista, a delicada renda renascença se destacou na coleção de luminárias da Itens.

A designer Ana Neute em parceria com as artesãs da associação Rendeiras da Aldeia, em Carapicuiba, SP, criou pendentes nos quais as rendas ficam emolduradas por esferas de vidro foscas e transparentes.

Batizada Redoma, a coleção apresenta três estampas de renda – Amorfa, Listras e Espiral – e variados modelos de vidro, formando uma composição ritmada e atemporal.

Enquanto isso em Milão, em um dos maiores palcos do design do mundo, outra colaboração chamou atenção: a arquiteta catarinense Juliana Pippi se uniu com a marca Trapos e Fiapos, do Piauí, uma referência em tecelagem artesanal.

A obra exposta é o tapete Vínculo, da coleção Raízes, tecido em teares rústicos por artesãos piauienses, com fibra de taboa e palha de buriti tingidas em tons terrosos, evocando as cores da terra e o encontro entre o Sul e o Nordeste.

O lançamento da peça acontece até domingo no Piloto Milano, em Le Cavallerizze – um antigo estábulo que agora faz parte do Museu de Ciência e Tecnologia da cidade italiana.

Na união do design com a produção artesanal, passado e presente, tradição e inovação se entrelaçam com afeto e ternura. Um Brasil que merece ser visto, sentido e celebrado por nós e pelo mundo todo.

@itens
@ananeute
@rendeirasdaaldeia
@traposefiapos
@julianapippi

Créditos fotos: de 01 a 04 – Regina Galvão; de 05 a 08 – André Fernandes

#artesanalbrasileiro #ananeute #rendeirasdaaldeia #rendarenascença #itens #luz #luminárias #pendentes #sparte2025 #saopaulo #julianapippi #traposefiapos #tapeteartesanal #milandesignweek2025 #milão #italia #museuacasa #saopaulo 
Fonte: https://www.instagram.com/p/DIR8Yn_N4yS/?igsh=M3gwNzd6bjMwaDVi&img_index=5

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casavoguebrasil

#CasaVogueEmMilão2025
• Palhas naturais do Piauí dão corpo ao tapete Vínculo, criação de @JulianaPippi revelada no projeto @piloto_milano, em Milão. Confeccionada em parceria com a @traposefiapos, a peça, integrante da coleção Raízes, foi trançada manualmente por artesãos com palha de buriti e fibra de taboa, uma planta muito comum nas regiões ribeirinhas do Brasil.

🎥 @marigconte | edição @byisaque

#CasaVogue #MDW2025 #Design #JulianaPippi #PilotoMilano

Fonte: https://www.instagram.com/reel/DIM5NvcIcUe/?igsh=cnVvNnA0eXhveGph


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#MilãonaÁREA

A arquiteta e designer catarinense Juliana Pippi faz sua estreia hoje na Semana de Design de Milão, levando seu olhar autoral e a valorização do feito à mão para um dos eventos mais prestigiados do setor. Sua obra integra a mostra Piloto Milano, sob curadoria de Ricardo Gaioso, realizada no circuito 5VIE, conhecido por suas intervenções criativas no centro histórico da cidade.

Juliana Pippi apresenta o tapete “Vínculo”, da coleção Raízes, criado em parceria com a marca Trapos & Fiapos. Produzida manualmente por artesãos do Piauí, a peça simboliza a conexão entre o Sul e o Nordeste do Brasil, exaltando a riqueza das tramas brasileiras, o uso de fibras naturais e a identidade cultural do país. “Estou muito contente com o convite do Gaioso para participar da Piloto Milano, dentro do circuito mais famoso do design. O tapete respeita as cores e a cultura do nosso artesanato, representando a essência do trabalho manual e a riqueza das nossas tradições”, comenta a designer, que está baseada atualmente em Milão, onde realiza um Master em Business Design.

Com 5m x 2m, o tapete “Vínculo” foi confeccionado em duas partes e unido ao centro por uma técnica artesanal semelhante ao crochê, reforçando o conceito de união que inspirou sua criação. Seu bordado, conhecido como Festa na Floresta, incorpora elementos tradicionais do bordado manual e aprimora a expertise dos artesãos locais. A produção envolveu uma equipe de 10 pessoas ao longo de 10 dias, exigindo o desenvolvimento de um urdume na diagonal – um feito inédito na produção artesanal desse tipo de tapete.

🔗 Acesse a matéria lá no portal da ÁREA e saiba mais.

Fotos: Walter Cereja (1) e André Fernandes
Fonte: https://www.instagram.com/p/DIKUicWx7Pe/?img_index=2
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Obra feita por artesã piauiense ganha destaque na Semana de Design de Milão

A arquiteta Juliana Pippi, em parceria com a marca Trapos e Fiapos, irá apresentar o tapete “Vínculo”, da Coleção Raízes, na Semana de Design de Milão entre os dias 7 e 13 de abril. O artesanato do Piauí é reconhecido pela sua riqueza cultural, excelência técnica e compromisso com a sustentabilidade.

Obra feita por artesã piauiense ganha destaque na Semana de Design de Milão - Foto: Divulgação/ Ascom Governo

O tapete será lançado no Piloto Milano 2025, evento da programação da 5Vie Design Week, no espaço Le Cavallerizze – antigo estábulo que hoje integra o Museu de Ciência e Tecnologia de Milão.

A coleção parte da ideia de que “as raízes são o berço para que se criem vínculos e laços duradouros”. A produção foi realizada em teares rústicos, com fios tingidos em tons terrosos, exaltando as cores da terra e da identidade nordestina.

A marca Trapos e Fios, fundada em 1984, é referência nacional e internacional em tecelagem artesanal, além de ser reconhecida pela qualidade das peças e pelo impacto social e ambiental que realiza.

Fonte: https://lupa1.com.br/noticias/geral/obra-feita-por-artesa-piauiense-ganha-destaque-na-semana-de-design-de-milao-53285.html
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Juliana Pippi estreia na Semana de Design de Milão no PILOTO MILANO

Juliana Pippi estreia na Semana de Design de Milão no PILOTO MILANO

Arquiteta e designer apresenta sua obra na mostra que fará parte do circuito 5VIE

 

A renomada arquiteta e designer Juliana Pippi faz sua estreia na Semana de Design de Milão, levando seu olhar autoral e a valorização do feito à mão para um dos eventos mais prestigiados do setor. Sua obra integra a mostra Piloto Milano, sob curadoria de Ricardo Gaioso, realizada no circuito 5VIE, conhecido por suas intervenções criativas no centro histórico da cidade.

 

Pippi apresenta o tapete "Vínculo", da coleção Raízes, criado em parceria com a marca Trapos & Fiapos. Produzida manualmente por artesãos do Piauí, a peça simboliza a conexão entre o Sul e o Nordeste do Brasil, exaltando a riqueza das tramas brasileiras, o uso de fibras naturais e a identidade cultural do país. “Estou muito contente com o convite do Gaioso para participar da Piloto Milano, dentro do circuito mais famoso do design. O tapete respeita as cores e a cultura do nosso artesanato, representando a essência do trabalho manual e a riqueza das nossas tradições”, comenta a designer.

 

Com 5m x 2m, o tapete “Vínculo” foi confeccionado em duas partes e unido ao centro por uma técnica artesanal semelhante ao crochê, reforçando o conceito de união que inspirou sua criação. Seu bordado, conhecido como Festa na Floresta, incorpora elementos tradicionais do bordado manual e aprimora a expertise dos artesãos locais. A produção envolveu uma equipe de 10 pessoas ao longo de 10 dias, exigindo o desenvolvimento de um urdume na diagonal – um feito inédito na produção artesanal desse tipo de tapete.

 

A base da coleção Raízes nasce do entrelaço de tranças de taboa — capim típico das aguadas da região — trançado à mão e enriquecido pelo brilho delicado do buriti e do algodão. O tapete de Juliana Pippi ganha forma em um tear de outras eras, sendo inteiramente produzido de maneira manual e bordado com fios de algodão tingidos em tons terrosos.

 

A obra será comercializada exclusivamente em Milão, com um projeto de futura exibição no showroom da Trapos & Fiapos em São Paulo, ao lado dos outros três tapetes que compõem a coleção Raízes.

 

A exposição Piloto Milano acontecerá no Le Cavallerizze, um antigo estábulo pertencente ao Museu de Ciência e Tecnologia de Milão, reforçando o diálogo entre história e inovação no design.

 

SERVIÇO:

07 a 13 de abril

10h – 19h30

Local: Le Cavallerizze (Museu Nacional de Ciência e Tecnologia de Milão)

Via Olona 6 Milano

M2 e M4 S. Ambrogio

pilotomilano.com

@piloto_milano

Sobre Juliana Pippi

Juliana Pippi é reconhecida por desenvolver projetos com identidade, que celebram a cultura , o feito à mão e o DNA brasileiro. Como Diretora Criativa de sua marca autoral PIPPI e de outras importantes indústrias do Brasil, ela foi eleita pelo *World Design Rankings* como um dos 12 destaques brasileiros em arquitetura e design. Natural de Santa Catarina, a arquiteta e urbanista se destaca tanto no mercado nacional quanto internacional. Empreendedora desde 2000, ano em que fundou seu escritório de arquitetura, hoje chamado de ESTUDIO PIPPI , Juliana lidera uma equipe de mais de 50 colaboradores diretos e indiretos em um formato híbrido com colaborados entre Brasil e Europa. Além de sua atuação no ESTUDIO PIPPI, em Florianópolis, Juliana desenvolve projetos criativos e coleções autorais em sua Casa Ateliê, em São Paulo, um HUB onde também promove encontros entre arte e música de qualidade.

A paixão de Juliana por viajar, conhecer e colaborar com artistas e artesãos ao redor do mundo é uma constante em sua carreira e fonte de inspiração para os projetos e coleções autorais que assina. A arquiteta conecta indústrias brasileiras a polos regionais de artesanato e desenvolvimento cultural, promovendo a arte brasileira e suas riquezas. Com uma abordagem leve, bossa e traço contemporâneo, Juliana transita com facilidade entre o universo da arte e do design autoral, sempre valorizando as texturas e buscando a verdade dos materiais e a pureza das formas. Sua liberdade criativa se reflete nas coleções que assina para marcas nacionais, abrangendo mobiliário, design têxtil, objetos, iluminação, acessórios, revestimentos, joias e obras de arte.

Uma palavra que sintetiza seus 25 anos de carreira e traduz sua essencia é “movimento". Atualmente, Juliana está baseada em Milão, onde realiza um Master em Business Design para aprofundar seus conhecimentos em estratégias de mercado, aplicando essa expertise no fortalecimento do design brasileiro globalmente. Sua trajetória reflete um constante movimento, conectando indústrias, artesãos e mercados para valorizar a arte e o feito à mão.

www.julianapippi.com
@julianapippi
@pippiestudio

Sobre Piloto Milano

Em sua segunda edição no evento de design mais importante do mundo, o Piloto Milano se apresenta como convidado do circuito 5VIE, reduto das intervenções criativas no centro histórico de Milão. Sob a curadoria do diretor criativo Ricardo Gaioso, a mostra apresenta uma seleção de obras exclusivas assinadas por oito designers brasileiros. Extrair os estereótipos da assinatura brasileira e oferecer um recorte contemporâneo do morar urbano destes tempos é o objetivo principal por trás do Piloto Milano. Fruto de intensa pesquisa de formas provocativas, elas estabelecem um diálogo realista entre indústria, artesanato e o fazer experimental; funcionando como expressão da vivência pessoal de cada designer e do tempo-espaço em que estão inseridas.  A exposição será apresentada dentro do circuito 5VIE no Le Cavallerizze, um antigo estábulo pertencente ao Museu de Ciência e Tecnologia de Milão. Construído no séc. 18, o espaço já foi monastério olivetano e quartel militar, antes de passar por uma restruturação do arquiteto italiano Piero Portaluppi.

 

pilotomilano.com
@piloto_milano

Juliana Pippi estreia na Semana de Design de Milão no PILOTO MILANO





















Fonte:
https://www.clubedochampanhe.com.br/noticias/juliana-pippi-estreia-na-semana-de-design-de-milao-no-piloto-milano
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Artesanato do Piauí brilha na Semana de Design de Milão 2025 com obra feita à mão

Tapete “Vínculo” leva tradição do Piauí para o cenário internacional do design.
 
Cristiane Assenço
 
 
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artesanato piauiense acaba de conquistar um espaço de destaque em uma das maiores vitrines do design mundial: a Semana de Design de Milão 2025. Entre os dias 7 e 13 de abril, o Brasil será representado por uma peça que une história, identidade e sustentabilidade: o tapete “Vínculo”, da Coleção Raízes, desenvolvido pela arquiteta e designer Juliana Pippi em parceria com a Trapos & Fiapos.

Semana de Design de Milão 2025
Foto: Divulgação – Governo do Piauí

Semana de Design de Milão 2025

A obra será apresentada no Piloto Milano 2025, evento oficial da 5Vie Design Week, sediado no espaço Le Cavallerizze, dentro do Museu de Ciência e Tecnologia de Milão. O local, um antigo estábulo transformado em espaço cultural, simboliza perfeitamente o encontro entre o passado e o presente — assim como a proposta do tapete.

Tradição e inovação entrelaçadas em fios do Piauí

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Criado em teares rústicos com fios tingidos em tons terrosos, o tapete “Vínculo” carrega as cores da terra nordestina e a alma das comunidades artesãs do Piauí. A coleção parte da ideia de que “as raízes são o berço para que se criem vínculos e laços duradouros”. A peça propõe um diálogo entre Sul e Nordeste do Brasil, conectando o artesanal à estética contemporânea.

Semana de Design de Milão
Foto: Divulgação. Governo do Piauí

Trapos & Fiapos: tradição que se reinventa

Desde 1984, a Trapos & Fiapos é uma referência nacional e internacional em tecelagem artesanal. A marca não apenas entrega excelência técnica e design sofisticado, mas também promove impacto social e ambiental positivo nas comunidades com as quais trabalha.

Ao colocar o artesanato piauiense sob os holofotes internacionais, a marca reforça o papel do feito à mão como expressão cultural e instrumento de transformação econômica e criativa.

Design brasileiro no cenário global

A Semana de Design de Milão 2025 promete ser um marco para o design brasileiro no cenário global. Com um número recorde de 90 marcas nacionais, entre empresas consolidadas e talentos independentes, o Brasil estará representado em peso no Salone del Mobile.Milano (iSaloni) e no FuoriSalone, eventos que, juntos, transformam a cidade italiana no epicentro mundial da criatividade, inovação e tendências em design. Esta será a oitava participação consecutiva da ApexBrasil no FuoriSalone, reforçando o compromisso com a promoção internacional do design brasileiro sustentável.

A diversidade cultural e regional do Brasil será um dos destaques desta edição. Do total de expositores no FuoriSalone, 12 marcas vêm das regiões Norte e Nordeste, incluindo estreantes que levarão suas criações pela primeira vez à Europa. O protagonismo feminino também será visível: mais de 30 empresas brasileiras presentes no evento têm mulheres em cargos de liderança. Móveis sofisticados, peças decorativas, iluminação, pedras ornamentais, cerâmicas e obras artesanais compõem o portfólio nacional que ocupará as vitrines internacionais da design week mais prestigiada do mundo.

Fonte: https://diario.dopovo.com.br/2025/04/08/semana-de-design-de-milao-2025/

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Peça de Juliana Pippi na exposição Piloto Milano, em Milão

A renomada arquiteta e designer Juliana Pippi faz sua estreia na Semana de Design de Milão, levando seu olhar autoral e a valorização do feito à mão para um dos eventos mais prestigiados do setor. Sua obra integra a mostra Piloto Milano, sob curadoria de Ricardo Gaioso, realizada no circuito 5VIE, conhecido por suas intervenções criativas no centro histórico da cidade.

Pippi apresenta o tapete “Vínculo”, da coleção Raízes, criado em parceria com a marca Trapos & Fiapos. Produzida manualmente por artesãos do Piauí, a peça simboliza a conexão entre o Sul e o Nordeste do Brasil, exaltando a riqueza das tramas brasileiras, o uso de fibras naturais e a identidade cultural do país. “Estou muito contente com o convite do Gaioso para participar da Piloto Milano, dentro do circuito mais famoso do design. O tapete respeita as cores e a cultura do nosso artesanato, representando a essência do trabalho manual e a riqueza das nossas tradições”, comenta a designer.

Arquiteta e designer apresenta sua obra na mostra que fará parte do circuito 5VIE. Divulgação

Com 5m x 2m, o tapete “Vínculo” foi confeccionado em duas partes e unido ao centro por uma técnica artesanal semelhante ao crochê, reforçando o conceito de união que inspirou sua criação. Seu bordado, conhecido como Festa na Floresta, incorpora elementos tradicionais do bordado manual e aprimora a expertise dos artesãos locais. A produção envolveu uma equipe de 10 pessoas ao longo de 10 dias, exigindo o desenvolvimento de um urdume na diagonal – um feito inédito na produção artesanal desse tipo de tapete.

A base da coleção Raízes nasce do entrelaço de tranças de taboa — capim típico das aguadas da região — trançado à mão e enriquecido pelo brilho delicado do buriti e do algodão. O tapete de Juliana Pippi ganha forma em um tear de outras eras, sendo inteiramente produzido de maneira manual e bordado com fios de algodão tingidos em tons terrosos.

A obra será comercializada exclusivamente em Milão, com um projeto de futura exibição no showroom da Trapos & Fiapos em São Paulo, ao lado dos outros três tapetes que compõem a coleção Raízes.

A exposição Piloto Milano acontecerá no Le Cavallerizze, um antigo estábulo pertencente ao Museu de Ciência e Tecnologia de Milão, reforçando o diálogo entre história e inovação no design.

Piloto Milano

07 a 13 de abril

10h – 19h30

Local: Le Cavallerizze (Museu Nacional de Ciência e Tecnologia de Milão)

Via Olona 6 Milano

M2 e M4 S. Ambrogio

pilotomilano.com

JULIANA PIPPI

Juliana Pippi é reconhecida por desenvolver projetos com identidade, que celebram a cultura , o feito à mão e o DNA brasileiro. Como Diretora Criativa de sua marca autoral PIPPI e de outras importantes indústrias do Brasil, ela foi eleita pelo *World Design Rankings* como um dos 12 destaques brasileiros em arquitetura e design. Natural de Santa Catarina, a arquiteta e urbanista se destaca tanto no mercado nacional quanto internacional. Empreendedora desde 2000, ano em que fundou seu escritório de arquitetura, hoje chamado de ESTUDIO PIPPI , Juliana lidera uma equipe de mais de 50 colaboradores diretos e indiretos em um formato híbrido com colaborados entre Brasil e Europa. Além de sua atuação no ESTUDIO PIPPI, em Florianópolis, Juliana desenvolve projetos criativos e coleções autorais em sua Casa Ateliê, em São Paulo, um HUB onde também promove encontros entre arte e música de qualidade.

A paixão de Juliana por viajar, conhecer e colaborar com artistas e artesãos ao redor do mundo é uma constante em sua carreira e fonte de inspiração para os projetos e coleções autorais que assina. A arquiteta conecta indústrias brasileiras a polos regionais de artesanato e desenvolvimento cultural, promovendo a arte brasileira e suas riquezas. Com uma abordagem leve, bossa e traço contemporâneo, Juliana transita com facilidade entre o universo da arte e do design autoral, sempre valorizando as texturas e buscando a verdade dos materiais e a pureza das formas. Sua liberdade criativa se reflete nas coleções que assina para marcas nacionais, abrangendo mobiliário, design têxtil, objetos, iluminação, acessórios, revestimentos, joias e obras de arte.

Uma palavra que sintetiza seus 25 anos de carreira e traduz sua essencia é “movimento”. Atualmente, Juliana está baseada em Milão, onde realiza um Master em Business Design para aprofundar seus conhecimentos em estratégias de mercado, aplicando essa expertise no fortalecimento do design brasileiro globalmente. Sua trajetória reflete um constante movimento, conectando indústrias, artesãos e mercados para valorizar a arte e o feito à mão.

PILOTO MILANO

Em sua segunda edição no evento de design mais importante do mundo, o Piloto Milano se apresenta como convidado do circuito 5VIE, reduto das intervenções criativas no centro histórico de Milão. Sob a curadoria do diretor criativo Ricardo Gaioso, a mostra apresenta uma seleção de obras exclusivas assinadas por oito designers brasileiros. Extrair os estereótipos da assinatura brasileira e oferecer um recorte contemporâneo do morar urbano destes tempos é o objetivo principal por trás do Piloto Milano. Fruto de intensa pesquisa de formas provocativas, elas estabelecem um diálogo realista entre indústria, artesanato e o fazer experimental; funcionando como expressão da vivência pessoal de cada designer e do tempo-espaço em que estão inseridas.  A exposição será apresentada dentro do circuito 5VIE no Le Cavallerizze, um antigo estábulo pertencente ao Museu de Ciência e Tecnologia de Milão. Construído no séc. 18, o espaço já foi monastério olivetano e quartel militar, antes de passar por uma restruturação do arquiteto italiano Piero Portaluppi.

pilotomilano.com

@piloto_milano

Saiba mais: www.julianapippi.com e @julianapippi e @pippiestudio
Fonte: https://hallomagazine.com.br/peca-de-juliana-pippi-na-exposicao-piloto-milano-em-milao/

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Piloto Milano

Extrair os estereótipos do know how brasileiro, trazendo um recorte urbano e contemporâneo do morar nestes tempos – este é o escopo principal do projeto Piloto, exibição de design que terá a sua primeira edição apresentada este ano durante o Salão do Móvel, em Milão. 

 

Na seleção que integra a curadoria, encontram-se móveis que, embora funcionais, carregam em sua estrutura uma estética de alto impacto visual. Itens que traduzem a vivência pessoal de cada um dos designers e que funcionam como meio de comunicação, auto expressão e testemunha de um Zeitgeist que não se limita às nossas fronteiras, e nascem a partir de referências globais. Um diálogo realista entre indústria, artesanato e fazer experimental, resultando na pesquisa de novos materiais – como refugos fabris e derivados de processos químicos inusitados – e na criação de formas inesperadas. Brasília foi construída com o objetivo de valorizar a cultura nacional e revelar a leveza do design brasileiro fora dos padrões sisudos da monarquia europeia. Piloto – como foi chamado plano que deu forma ao projeto de Lucio Costa para a capital do país – é sinônimo de experimentar, criar do zero, testar e, não à toa, intitula este projeto. 

 

Com curadoria assinada pelo diretor criativo e jornalista especializado em design, Ricardo Gaioso, a mostra Piloto Milano apresenta profissionais renomados como Patricia Anastassiadis, Ronald Sasson e Guilherme Wentz. Nomes que convivem em sintonia com outros estúdios de design independente e talentos em ascensão, como Leonardo Lague (aposta da Micasa), Paola Vilas – cuja ode ao corpo feminino aplicada as suas joias deu vida a uma coleção para casa, e Melina Romano com um olhar minimalista e arquitetonicamente funcional. 

 

A mostra será apresentada na AINT Studio, agência criativa à frente de projetos para marcas como Off-White, Luxottica e Reebok, com sede localizada em um edifício Liberty de localização estratégica, na Piazza Tricolore, a poucos passos do Quadrilatero della Moda. Parceira do projeto, o desenvolvimento gráfico leva a assinatura do estúdio com direção criativa de Mari Di Pilla, brasileira radicada em Milão, que atua também como correspondente da Vogue Brasil. 

 

A cenografia da exposição é desenhada por Alberto Dapporto, arquiteto e curador entre os mundos do design e da arte. Através da utilização de materiais da área industrial, a mostra pretende evocar um lugar que, tal como um mapa, apresenta percursos e direções à escala urbana. As peças ocupam coordenadas espaciais precisas e representam a topografia de um plano urbano implícito


SERVIÇO

Piloto Milano 

Local: AINT Studio - Via Giovanni Mayr, 10 - Milano 20122 (metrô M4 Tricolore) 

Preview para imprensa e convidados - 14 de abril, das 12h às 16h 

Abertura ao público (livre acesso) - de 15 a 20 de abril, das 11h às 19h

 

RICARDO GAIOSO
Ricardo Gaioso é diretor criativo e jornalista especializado em design, que atua há mais de 15 anos em estratégias de comunicação, lançamentos de coleção e curadoria. Baseado em Milão há 1 ano e meio, tem em seu portfólio de projetos marcas como Micasa, Minotti, Boobam, Jader Almeida, Herança Cultural e Ovo. Colaborou com as principais publicações do segmento, como Casa Vogue, GQ Brasil, L'Officiel, Harpers Bazaar e internacionais HOME Alemanha, PIN-UP New York e AD Japão. Hoje, colabora como diretor do segmento de Surfaces da A+A Design Studio, agência de pesquisa de tendências do mesmo fundador do Instituto Marangoni.

ALBERTO DAPPORTO
Alberto Dapporto é um arquiteto e curador que atua em diversas áreas culturais entre o design e a arte, como designer, diretor de arte e pesquisador. Atualmente é colaborador do curso de design de interiores do Politecnico di Milano e há vários anos colabora com a agência criativa milanesa P:S, contribuindo para a direção criativa e estratégica de conteúdo e projetos de design, moda e marcas institucionais. Recentemente foi curador com P:S do conteúdo e estratégia de comunicação do Pavilhão Italiano na 18a Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia. Recentemente projetou o espaço expositivo da exposição Ciparisso no ateliê do artista Giovanni De Francesco, em Milão, criando um espaço expositivo com alusão ao design de interiores. Atualmente mora entre Milão e Paris.


MARI DI PILLA
Mari Di Pilla é uma jornalista paulistana com mais de uma década de experiência com revistas de moda, entre elas a Marie Claire, na qual atuou como editora de moda. Desde 2017 ela mora em Milão e trabalhou em agências de comunicação até fundar com dois sócios em 2022 a AINT Studio, onde gerencia projetos de moda nas áreas de marketing, mídia social e estratégia de conteúdo. Atualmente, Mari é também correspondente da Vogue Brasil e presta consultoria para marcas italianas e brasileiras.

 

____ DESIGNERS

ALE JORDAO

CANDIDA TABET

CLAUDIA ISSA

FABIO LIMA ___ VENET

FELIPE PROTTI ___ MESTRE ARTESÃO

JULIANA PIPPI ___ TRAPOS & FIAPOS

MONICS + VIEIRA ___ GALRÃO

RICHARD DANIEL ___ TIRONI

RONALD SASSON ___ HERANÇA CULTURAL

CURATED BY RICARDO GAIOSO

Piloto Milano

Extracting the stereotypes of Brazilian know-how to provide an urban and contemporary take on contemporary living: this is the main scope of the Piloto project, a furniture exhibition that will present its first edition at Milan’s Salone del Mobile this year.

The curated selection includes furniture which, while functional, boasts an aesthetic structure with high visual impact. Items that reflect the personal experience of each designer and act as a means of communication, self-expression and testimony to a Zeitgeist that expands beyond their borders with references from overseas. A realistic dialogue between industry, craftsmanship and experimental making, resulting in the study of new materials—such as factory waste and derivatives of unusual chemical processes—and the creation of provocative shapes. Brasília was built to celebrate national culture, uniting Brazil and revealing the lightness of local design beyond entrenched European canons. Piloto, the title of Lucio Costa’s vision for the country's capital, is synonymous with experimentation and creating something from nothing. This new project

purposefully adopted the same name.

Curated by creative director and design journalist Ricardo Gaioso, the Piloto Milano show features renowned professionals such as Patricia Anastassiadis, Ronald Sasson, and Guilherme Wentz. Names that sit harmoniously alongside up-and-coming talents, such as Leonardo Lague (a Micasa favourite), Paola Vilas, whose ode to the female body through jewellery has now inspired a homeware collection, and Melina Romano, with a minimalist

and architecturally functional look, among other independent design studios. 

 

The show will take place at AINT Studio, the creative agency behind projects for brands such as Off-White™, Luxottica, and Reebok, strategically located in a Liberty building in Piazza Tricolore, just a short distance from the Quadrilatero della Moda. Project partner, the studio also handled graphic design for Piloto with creative direction by Brazilian-born and Milan-based Mari Di Pilla, who is also a correspondent for Vogue Brazil.

The exhibition set-up is designed by Alberto Dapporto, architect and curator between the worlds of design and art. Through the use of materials from the world of interior and the industrial field, the space intends to evoke a place that, like a map, presents routes and directions on an urban scale. Through backdrops and passages, viewpoints of space, products are created as if they were located on precise spatial coordinates and lead one after the other to the unveiling of an implied urban plan.

 

Press kits with high res images, texts describing the pieces, and biographies of the designers and the team are available at https://drive.google.com/drive/folders/1BC4XreuQpVoqe1FSlmJDr8aTrrEwOJhy

 

CURATED BY

Ricardo Gaioso is a creative director and journalist. He has worked in the design sector for over 15 years,

specialising in communication strategies, collection launches, and curation. Based in Milan for a year and a half now, his portfolio includes brands such as Micasa, Minotti, Boobam, Jader Almeida, Herança Cultural and Ovo.

He has collaborated with prominent industry publications, such as Casa Vogue, GQ Brasil, L'Officiel, Harpers Bazaar and international publications HOME Germany, PIN-UP New York and AD Japan. Today, he is director of the Surfaces segment at A+A Design Studio, the trend forecasting agency run by the founder of the Marangoni Institute.

 

EXHIBITION SET-UP

Alberto Dapporto is an architect and curator who works in various cultural fields ranging between design and art, with roles including designer, art director and researcher. He is currently a collaborator on an interior design course at the Politecnico di Milano and for several years now he has been collaborating with the Milan-based creative agency P:S, contributing to the creative and strategic direction of content and projects for design, fashion and institutional brands. He recently curated with P:S the content and  communication strategy of the Italian Pavilion at the 18th International Architecture Exhibition - La Biennale di Venezia. He recently designed the exhibition space for the Ciparisso exhibition at the studio of artist Giovanni De Francesco in Milan, creating an exhibitionspace with an allusion to interior design. He is currently based between Milan and Paris.

@albertodapporto

 

INFO

Piloto Milano

Location: AINT Studio - Via Giovanni Mayr, 10 - Milan 20122 (Subway stop M4 Tricolore)

Preview for press and guests - 14 April, from 12pm to 6pm

Open to the public (free access) - from 15 to 20 April, from 11am to 7pm.

@piloto_milano

 

studiondg.com/piloto

 





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Uma peça que é um símbolo de conexão — um entrelaço genuíno entre o sul e o nordeste do Brasil, entre passado e presente, entre tradição e identidade, um produto que tem valor e identidade cultural.

Tapete VÍNCULO da Coleção Raízes por Juliana Pippi e Trapos&Fiapos

O tapete Vínculo da Coleção Raízes por Juliana Pippi e Trapos&Fiapos celebra o encontro que une as raízes de Juliana Pippi e Trapos, entrelaçando o brasil por meio do feito à mão, propõem uma peça que exalta as tramas brasileiras, as fibras naturais, a identidade cultural e as mãos que, com suas expertises e suores, carregam história e significados. A base da coleção raízes nasce do entrelaço de tranças de taboa - capim típico das aguadas da região - trançado à mão e enaltecido com o brilho delicado do buriti e do algodão. o desenho do tapete de Juliana Pippi toma forma em um tear de outras eras, de forma totalmente manual, bordado com fios de algodão tingidos em cores terrosas.

📍 Piloto Milano 2025 📅 7 a 13 de abril ⏰ 10:00am - 7:30pm 📍 Le Cavallerizze

SOBRE JULIANA PIPPI (@JULIANAPIPPI)
Diretora Criativa, Arquitetura e Designer eleita pelo World Design Rankings como um dos 12 destaques brasileiros em arquitetura e Design e reconhecida por desenvolver projetos autênticos, com destaque para o feito à mão dentro e fora do Brasil.

SOBRE A TRAPOS E FIAPOS (@TRAPOSEFIAPOS)
Marca Premiada por tecer com Impacto Positivo em 2024 no DFBW - Design for a better world - também conhecida em todo o País e no exterior como referência em Tecelagem Artesanal, na comunidade de Santa Rita, zona rural de Teresina no Piauí. A oficina tece peças desde 1984, em teares de rede rústicos e primitivos utilizando fibras naturais de algodão, taboa e buriti - com o cuidado desde a colheita até o descarte que é feito em agrofloresta e com as pessoas que tecem e moram ali.



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Arquitetura e artesanato.
Nordeste e Sul.
Brasil e Milão.
Juliana Pippi e Trapos & Fiapos

Todos esses vínculos se conectam por um elemento em comum: o amor pela arte. Foi através desse olhar carinhoso e atento ao nosso trabalho que surgiu essa linda parceria: o tapete Vínculo, da Coleção Raízes, assinado por Juliana Pippi @julianapippi . Feito à mão com fibras naturais, ele carrega em si muito da nossa história e essência. Juntas, estaremos representando o artesanato brasileiro em Milão. O evento acontecerá no Le Cavallerizze, um antigo estábulo que hoje integra o Museu de Ciência e Tecnologia de Milão, com curadoria de @gaioso.

📍 Piloto Milano 2025
📅 7 a 13 de abril
⏰ 10:00am - 7:30pm
📍 Le Cavallerizze





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CASAcor 2024
CASAcor




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ESG

Ser ESG sempre fez parte da nossa essência, como uma semente que plantamos, receber o selo Intuix é como colher uma confirmação, reforça nossa natureza e confirma o solo fértil em ficamos as nossas raizes.

Seguimos empenhados em fazer a diferença, não apenas nos resultados, mas também no impacto positivo que geramos em nossa comunidade e no meio ambiente.
Ser ESG refere-se a um conjunto de critérios ambientais, sociais e de governança utilizados para avaliar e medir o desempenho sustentável e a responsabilidade corporativa de uma empresa.

#traposefiapos #feitoamao #tapete #handmade #design #rotadoturismorural #almabrasileira #teresina #rug



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Viver em conexão com a mãe terra faz parte da essência da Trapos&Fiapos,
cada gesto de plantio é uma celebração da vida, cada árvore uma conexão com nossa ancestralidade,
em harmonia com a natureza, prometemos cuidar e respeitar a terra que nos sustenta,
nutrindo não apenas nossos corpos, mas também nossas almas.
Ainda estamos impactados com a experiência de levar uma agrofloresta para o espaço dos arquitetos @joaoegustavoalmeidaarquitetura na @casacorpiaui .

traposefiaposAGROflorestar

CASAcor 2024 PI

 

 

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Tapeçaria Floresta em Festa
Premiada na renomada Design For a Better World DFBW com o Troféu Curupira na Categoria Impacto Positivo em 2023

Trapos e Fiapos, Coletores das Fibras na Comunidade Santa Rita, Teresina / PI e Tecedores de Tranças de Taboa.

 

Essas tapeçarias artesanais não apenas embelezam ambientes, mas também carregam uma narrativa social e ecológica. Feitas à mão por artesãos da comunidade rural de Santa Rita, em Teresina (Piauí), essas peças transformam vidas ao impulsionar o desenvolvimento econômico da região, mantendo viva a tradição ancestral da tecelagem e respeitando o ambiente natural ao redor. Além de criar artes únicas, o projeto proporciona emprego digno, melhorias habitacionais e educacionais para mais de 60 famílias. A partir de um ecossistema sustentável, fibras de algodão, buriti e taboa são incorporados à tapeçaria, oferecendo uma textura ímpar e durabilidade de até 10 anos. As peças possuem cores, formas e desenhos que transmitem brasilidade e podem ser usadas no chão ou parede, levando personalidade para qualquer espaço.
 



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O fazer à mão pode gerar uma tapeçaria linda, sustentável e com uma história de dar orgulho.
A Trapos & Fiapos (@traposefiapos) sabe que sim. A marca de Teresina, no Piauí, lança showroom na ALMA BRASILEIRA, no GALPÃO CENTRAL, dia 23 de outubro de 2023 das 12h às 16h p.m. com talk às 14h, em São Paulo. Estarão expostos tapetes feitos com algodão, taboa e buriti. A tapeçaria é tecida por artesãos da comunidade Santa Rita - zona rural de Teresina/PI, onde se localiza a fábrica - em teares de redes recuperados e adaptados. São feitos à mão, o que torna cada peça única. Todo o processo é ecologicamente sustentável, a taboa é colhida ciclicamente a cada oito meses, para que seja dado o tempo da renovação da espécie. Os descartes da fábrica são usados no enriquecimento do solo da agrofloresta e, além de alimentar as famílias dos artesãos, garante menos emissões de gases que agravam o efeito estufa, e que por sua vez, impactam nas mudanças climáticas.

Valor imaterial da Trapos&Fiapos: São mais de 25 famílias impactadas indiretamente, o que gera na vida dos artesãos a fixação de moradia no campo, sem casos de desnutrição local, seus filhos na escola, saúde bucal em dias, equiparação salarial entre mulheres e homens, além da participação deles no lucro da empresa. Vale lembrar que todos os descartes da fábrica são acomodados na Agrofloresta cultivada por todos da Trapos&Fiapos e que além de alimentos, recupera o solo garantindo menos emissões de gases que agravam o efeito estufa.

Valor material: nossa tapeçaria tem excelente durabilidade, uso dupla face, são laváveis, de beleza única inspirada no cotidiano que vivemos.

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Nossa história
A Trapos & Fiapos foi fundada em 1984 e fez da tecelagem uma forma de renascimento para o povoado de Santa Rita, na zona rural de Teresina. Hoje, o nome da marca é conhecido em todo o país e no exterior, como referência na tecelagem artesanal e, desde 1984, gera mais que tapetes, criou um sentimento de pertencimento e identidade. Quem deu o primeiro passo nessa caminhada foi a médica sanitarista Tereza Melo, ao enxergar a chance de retomar o potencial de vida daquela gente – do povoado que a viu crescer – por meio da tecelagem, que já era praticada pelos ancestrais na comunidade. A Trapos & Fiapos foi de uma cooperativa a uma fábrica. Com matéria-prima “humana”, a empresa resgatou  dignidade e perspectiva de futuro pra esse grupo de famílias e agora firma compromisso, também, com o planeta, garantindo menos gases na atmosfera com as suas agroflorestas.

TRAPOS & FIAPOS lança showroom na ALMA BRASILEIRA no GALPÃO CENTRAL, 23/10/2023 às 12h às 14h, com talk às 14h em São Paulo - SP No dia, está marcado, também, um bate-papo com Tereza Melo, médica sanitarista e a, também, empresária, Nara Melo. Não dá pra perder!

www.traposefiapos.com.br
@traposefiapos




Nas palavras da médica e designer da Trapos & Fiapos, Tereza Melo:
“Temos uma origem simples, crescemos aos poucos e
sempre com um olhar expansivo para o outro, para o social e para uma missão”.


A premiada peça na categoria Design de Impacto Positivo do Salão de Design de Gramado em 2023.

Inspirada na cabaça, que remete às raízes nordestinas – em especial, às mulheres que caminham muitas léguas com essas purungas cheias de água sobre as cabeças para encher os potes de suas casas e prover o básico para a vida -, a collab “Cabaça” reúne cinco tapeçarias em dupla-face, que ganharão séries limitadas de 20 peças cada uma. O cerne do design dos novos tapetes da Trapos & Fiapos é dado pela sinuosidade dessa fruta de casca dura e pela lembrança que a forma traz sobre a flexibilidade e o acolhimento femininos.

Os versos das tapeçarias, porém, trazem a força e o destemor masculinos. São peças que integram volições necessárias à vida e à natureza. Assim como os demais trabalhos da Trapos & Fiapos, os modelos levam taboa e algodão como materiais principais. Mas, desta vez, o fabrico demandou novos aprendizados, afinal, como fazer tapetes redondos em um tear horizontal? Para descobrir o resultado da collab “Cabaça”, o preview para convidados está marcado para o dia 10 de novembro, em São Paulo. As peças também estarão à venda no site da Trapos & Fiapos e na loja conceito da marca, em Teresina (PI). Além da matéria Além das belezas em si criadas, o trabalho da Trapos & Fiapos vai além: 20% do lucro da venda dos tapetes da collab será revertido para uma instituição que atua na criação de agroflorestas, recuperação de solos e cultivo de alimentos saudáveis e orgânicos para a comunidade.

Todas as peças são feitas artesanalmente com fibras naturais no povoado de Santa Rita em Teresina (PI). 

TAPETE CABAÇA CINZA 
Tapete dupla face
Tamanho: 2 x 2,50 m 
Urdido: Bege Feito em tear manual pelo artesão Luís
Acabamento caseado feito à mão em algodão verde pela artesã Eliane
Tempo: 45 dias
TAPETE CABAÇA CINZA TAPETE CABAÇA CINZA

TAPETE CABAÇA VERDE 
Tapete dupla face 2 x 2,50 m 
Urdido: Bege Feito em tear manual pelo artesão Gonzaga
Acabamento caseado feito à mão em algodão azul pela artesã Eliane
Tempo: 45 dias 
 

TAPETE CABAÇA AZUL 
Urdido: Preto Todo feito pelo artesão Elton em tear manual
Tempo: 45 dias
  

   
TAPETE CABAÇA DEGRADÊ
Urdido: Bege 
Feito pelo artesão Toinho em tear manual Bordado à mão feito por Tereza.
Tempo: 45 dias 
TAPETE CABAÇA DEGRADÊ 

TAPETE CABAÇA BEGE
Urdido: bege Feito pelo artesão Márcio em tear manual.
Bordado à mão feito por Tereza.
Tempo: 45 dias 
TAPETE CABAÇA BEGE 

_____ Sobre a Trapos & Fiapos A trama da Trapos & Fiapos traça e une vidas:
fundada em 1984, conta a história de transformação do povoado de Santa Rita nos arredores de Teresina (PI),
que descobriu na tecelagem uma forma de renascimento. Deste viés integrador, desenvolveu-se uma tapeçaria singular.
Sempre com desenho único dado pelo tear manual, a Trapos&Fiapos valoriza o artesão e seu trabalho e
o calca na tecnologia verde: o olhar é abrangente para o cuidado humano e do meio. Assim, a taboa,
uma das principais fibras usadas no tecer, é cultivada e, posteriormente, colhida a cada oito meses para que possa
se regenerar. O pensamento circular ainda faz com que o descarte gerado pela fábrica seja utilizado como adubo
para a agrofloresta, de onde a equipe de artesãos pode retirar o alimento para suas famílias.
www.traposefiapos.com.br @traposefiapos

____ Sobre Lais Ribeiro Lais Ribeiro começou sua carreira como modelo em 2009,
ao desfilar na Piauí Fashion Week, aos 19 anos. No ano seguinte, já modelava para a Victoria’s Secrets,
se tornando uma “Angel” em 2015. A modelo já passou pelas passarelas das grifes como Balmain, Chanel,
Louis Vuitton, Gucci e Dolce&Gabbana, entre outras. No início deste ano,
Lais deu início a um projeto de construção de casas ecossustentáveis em Passa Quatro (MG). @laisribeiro 


 

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https://youtu.be/J4Q5omcmcnU

Trapos & Fiapos lança collab premiada com Laís Ribeiro em Teresina
com comemoração especial na fábrica

A Trapos & Fiapos anuncia sua collab premiada com a modelo piauiense Lais Ribeiro estruturada a partir de dois verbos: conFIAR e enalTECER. E não é só na origem geográfica que o projeto social e marca de tapetes artesanais e a modelo tecem afinidades, há um encantamento recíproco. A premiação na categoria Design de Impacto Positivo promovido pelo Salão de Gramado considerado “O Oscar do Design do Brasil”, por destacar criações pela excelência e criatividade da indústria moveleira e dos designers brasileiros foi entregue no dia 4 de junho de 2023, no Palácio dos Festivais, na Serra Gaúcha. Nas palavras da médica e designer da Trapos & Fiapos, Tereza Melo: “Temos uma origem simples, crescemos aos poucos e sempre com um olhar expansivo para o outro, para o social e para uma missão”. Inspirada na cabaça, que remete às raízes nordestinas – em especial, às mulheres que caminham muitas léguas com essas purungas cheias de água sobre as cabeças para encher os potes de suas casas e prover o básico para a vida -, a collab “Cabaça” reúne cinco tapeçarias em dupla-face, que ganharão séries limitadas de 20 peças cada uma. O cerne do design dos novos tapetes da Trapos & Fiapos é dado pela sinuosidade dessa fruta de casca dura e pela lembrança que a forma traz sobre a flexibilidade e o acolhimento femininos. Os versos das tapeçarias, porém, trazem a força e o destemor masculinos. São peças que integram volições necessárias à vida e à natureza. Assim como os demais trabalhos da Trapos & Fiapos, os modelos levam taboa e algodão como materiais principais. Mas, desta vez, o fabrico demandou novos aprendizados, afinal, como fazer tapetes redondos em um tear horizontal?
#traposefiapos
#feitoamao
#tapete
#handmade
#designer
#rotadoturismorural
#collab
#LaisTrapos
#cabaça

 

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https://globoplay.globo.com/v/11747590/

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Tecendo um legado sustentável: Trapos e Fiapos leva tapeçaria do Piauí para o mundo com apoio do PEIEX/PI

Uma jornada de responsabilidade social e empoderamento feminino rumo ao mercado internacional

Trapos e Fiapos fica localizada no povoado Santa Rita (Foto: Denise Nascimento)

Tecer fios, criar artes únicas e transformar vidas: essa é a missão da empresa piauiense “Trapos e Fiapos”, que é um exemplo de sucesso e sustentabilidade.

Localizada no povoado Santa Rita, zona rural de Teresina, a empresa tem o propósito claro: promover desenvolvimento econômico para a comunidade local, ao mesmo tempo em que preserva a essência ancestral da tecelagem e respeita a natureza ao seu redor.

A empresa é referência no segmento de tecelagem feita à mão (Foto: Denise Nascimento)

Com 42 anos de existência, a Trapos e Fiapos foi fundada pela visionária Tereza Melo. O que era apenas um sonho, tornou-se referência no segmento de tecelagem feita à mão, produzindo peças únicas como tapetes, pufes, almofadas, cortinas e bandôs.

 “O trabalho aqui surgiu como uma necessidade da melhoria da qualidade de vida das pessoas deste local. Eu sou médica sanitarista e, ao invés de apenas dar receita e remédio, eu preferi promover uma ocupação e que a renda possibilitasse a essas pessoas o acesso aos bens de consumo. Ou seja, o tear começou como uma estratégia para melhorar a qualidade de vida das pessoas daqui”, explicou Tereza Melo.

O negócio é gerido por Tereza Melo e Nara Melo, mãe e filha (Foto: Denise Nascimento)

O negócio alavancou quando a filha de Tereza, Nara Melo, tomou para si a missão de administrar a Trapos junto à matriarca.

Com esse jeito inusitado, sustentável e criativo de ver o mundo através da arte do tear, a Trapos e Fiapos já alcançou mercados internacionais e agora inicia uma nova jornada rumo à consolidação do mercado global com ajuda do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) do Piauí, da ApexBrasil em parceira com o iCEV.

Trapos e Fiapos cria artes únicas (Foto: Denise Nascimento)

Negócio sustentável e carregado de propósito

 

Seu Osvaldo e sua filha Rita de Cássia posando para o catálogo da Trapos e Fiapos com a peça que ele mesmo produziu (Foto: Reprodução)

 

Não é só existir por existir, é existir com um propósito. A empresa, que transformou a tecelagem em uma ferramenta de mudança social e econômica para a comunidade local, também mantém um ecossistema de respeito com a natureza.

Seu Osvaldo Dourado é artesão e há 35 anos trabalha com tecelagem na Trapos e Fiapos:

“Gosto muito de trabalhar com isso, principalmente quando termina e vê que o cliente ficou feliz, imaginar que uma peça dessas pode tá lá na Europa é uma felicidade total, ainda mais poder dizer ‘eu que fiz’”, diz o tecelão.

 

O modelo de negócios da Trapos e Fiapos chama atenção e é visto como referência para a ApexBrasil:

 “O que vimos aqui é um caso de sucesso. A Trapos e Fiapos é tudo que o PEIEX busca de uma empresa. Isso aqui é vivido, é real. A dona Tereza e sua filha organizaram uma forma harmoniosa de viver com a terra, com a sua comunidade, sustentável, igualitária, mas com a rentabilidade necessária para que o negócio continue e prospere. Essa é uma solução que precisa ser mostrada para que as pessoas acreditem que é possível”, declarou
João Gabriel Solar, Gestor nacional do PEIEX-PI, em visita técnica à empresa durante o lançamento do núcleo do Programa no estado.
Superando as desigualdades sociais

Atualmente, há cerca de 20 pessoas trabalhando diretamente com as peças sustentáveis na comunidade da Trapos e Fiapos, ou seja, 20 famílias impactadas positivamente.

Mais de 20 famílias estão envolvidas diretamente com a produção da Trapos e Fiapos (Foto: Denise Nascimento)

“Sinto que minha missão está cumprida! Não há mais nenhuma casa de taipa como quando eu cheguei aqui. Todos os artesãos conseguiram formar seus filhos e filhas em faculdades e hoje são dentistas, advogados e muito mais”, explanou Tereza.

Toda a comunidade pode perceber a evolução na garantia de direitos e transformação social ao longo do tempo:

“Há 40 anos, as pessoas aqui não tinham carteira assinada, não recebiam uma diária inteira quando trabalhavam, as mulheres recebiam a metade que os homens, mas trabalhavam a mesma quantidade de horas. Hoje a realidade é outra, as coisas vêm se transformando ao longo dos anos”, explicou Nara Melo, que também afirma que todos os trabalhadores recebem participação nos lucros da empresa.

Responsabilidade com a natureza e a matéria-prima

Por sua fibra, durável e resistente, a matéria-prima principal da tecelagem é a taboa, uma planta aquática facilmente encontrada em lagos e rios próximos à comunidade Santa Rita.

Tapetes são feitos de taboa e algodão (Foto: Reprodução)

A Trapos e Fiapos desenvolveu uma técnica pioneira na tecelagem, que foi adicionar algodão à taboa no processo da tecelagem.

“O trabalho de tapeçaria tem esse pensamento de sustentabilidade desde o começo, desde a colheita da fibra que é feita na lagoa, com muito respeito pra que oito meses depois a gente possa de novo colher. Essa fibra entra num processo de secagem, limpeza, tratamento, para ser a matéria-prima da nossa comunidade”, explicou Tereza Melo.

As peças são produzidas com um design contemporâneo, desenhadas pela própria fundadora da Trapos, que usa como inspiração o cotidiano, a natureza e as pessoas, mas sem perder a ancestralidade do uso da tecelagem.

A Agrofloresta

A partir do sonho de nutrir e recuperar o solo, a Trapos e Fiapos busca novas possibilidades alinhadas ao propósito de ser sustentável. A implantação da Agrofloresta surge como uma colaboração com a natureza e a equipe da empresa.

A empresa presa pela sustentabilidade e responsabilidade social (Foto: Denise Nascimento)

Nesse espaço, cultivam mais de 53 tipos de plantas, que são alimentos para compartilhar com a comunidade e garantir que todos tenham acesso a uma alimentação orgânica. Além disso, a Trapos & Fiapos também cria abelhas sem ferrão e possui um tanque de peixes, integrando um ecossistema sustentável que recicla nutrientes.

Mercado internacional

Segundo Nara, “já temos algumas participações no mercado internacional, inclusive uma galeria que nos representa lá em Nova Iorque, mas o que nós buscamos junto ao PEIEX é uma constância no mercado internacional”.

(Foto: Reprodução)

Dona Tereza e Nara colecionam diversos prêmios nacionais e internacionais de design sustentável. O último foi no Salão de Gramado, considerado o Oscar do Design do Brasil, na categoria Design de Impacto Positivo.

“Aqui vocês têm um diferencial muito maior do que os prêmios nacionais. Existe um público muito grande lá fora que procura consumir exatamente produtos de negócios sociais, orgânicos, com design, com história e muito valor agregado”, afirma Rita Albuquerque, Coordenadora de Qualificação da ApexBrasil.

Rita Albuquerque, Coordenadora de Qualificação da ApexBrasil (Foto: Denise Nascimento)

ESG na essência

O conceito de ESG (environmental, social and governance), que engloba as políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança, está ganhando cada vez mais importância globalmente. O conceito vai muito além do âmbito corporativo, pois envolve tanto as práticas ambientais como sociais. A ideia é construir um futuro mais sustentável e resiliente.

Visita da comitiva ApexBrasil à Trapos e Fiapos (Foto: Denise Nascimento)

 

“Enquanto outras empresas estão se preparando para isso, aqui nós vivemos esses valores muito antes mesmo do termo existir. É a nossa prática e forma de trabalhar. Não estamos apenas preocupados com tapetes, mas sim com seres humanos, em que o tapete é apenas uma estratégia para melhorar a qualidade de vida”, explica Nara.

A Apex assume um papel ativo na promoção da igualdade de gênero, bem como na valorização do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social corporativa:

“Aqui estamos testemunhando um resgate desses valores, especialmente no empoderamento das mulheres e no trabalho pela dignidade, valorizando-as. A Apex está adotando novas diretrizes para dar mais atenção às empresas lideradas por mulheres e às empresas com foco em ESG e impacto social”, afirma Rita Albuquerque, Coordenadora de Qualificação da ApexBrasil.

O que significa o PEIEX para a Trapos e Fiapos

A parceria estratégica com a PEIEX está abrindo portas para a internacionalização da empresa, permitindo que suas criações únicas alcancem públicos ao redor do mundo.

“O PEIEX representa um sinal milagroso em nossas vidas, pois enfrentamos desafios para encontrar um mercado competitivo para produtos artesanais. O encantamento nos olhos dos estrangeiros ao observarem nossos produtos é o impulso que esperamos obter através do PEIEX para alcançar o sucesso”, diz Dona Tereza, a maior entusiasta para a exportação da sua marca.

Visita da comitiva ApexBrasil à Trapos e Fiapos (Foto: Denise Nascimento)

A equipe da ApexBrasil pôde conhecer de perto toda a equipe e a produção da Trapos e Fiapos na ocasião do lançamento do Núcleo do PEIEX-PI, em abril.

Apex oferece qualificação gratuita e organiza toda a participação do Brasil em missões internacionais, sendo a qualificação um primeiro passo fundamental para isso, pois a partir dela, abre-se uma ampla rede de apoio.

Para Rayana Agrélio, coordenadora do Núcleo PEIEX-PI, há uma preocupação do Programa inclusive com a fase pós qualificação:

“A discussão sobre as ações pós-lançamento foi um tema amplamente debatido no conselho. Após o programa PEIEX, quais são as iniciativas que dependem, inclusive, de ações governamentais? Já temos a intenção de organizar missões do Piauí em feiras internacionais em 2024. O PEIEX é uma forma de ajudar a impulsionar o sucesso das empresas locais”.

Rayana Agrélio, coordenadora do Núcleo PEIEX-PI (Foto: Denise Nascimento)

A história da Trapos e Fiapos prova que é possível tecer um legado sustentável, levando a arte da tapeçaria do Piauí para o mundo. Com produtos únicos, socialmente responsáveis e carregados de propósito, a empresa inspira outras organizações a adotarem práticas semelhantes. A Trapos e Fiapos mostra que é possível alcançar o sucesso econômico, promover a transformação social e preservar a cultura e o meio ambiente ao mesmo tempo.

 

 

 

 

 

 

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https://www.portalin.com.br/inexpress/premio-salao-de-gramado-de-design-na-sua-1a-edicao-o-premio-divulga-seus-vencedores-em-diversas-categorias/

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https://www.moveisdevalor.com.br/portal/confira-os-vencedores-do-1-premio-salao-de-gramado-de-design

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link:
https://revistadecor.com.br/now/premio-salao-de-gramado-de-design-revela-vencedores/

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TAPETES DA COLEÇÃO CABAÇA, collab da Trapos & Fiapos com a modelo Lais Ribeiro
Todas as peças são feitas artesanalmente com fibras naturais no povoado de Santa Rita em Teresina (PI). 

TAPETE CABAÇA CINZA Tapete dupla face
Tamanho: 2 x 2,50 m
Urdido: Bege Feito em tear manual pelo artesão Luís
Acabamento caseado feito à mão em algodão verde pela artesã Eliane

Tempo: 45 dias
TAPETE CABAÇA CINZA TAPETE CABAÇA CINZA

TAPETE CABAÇA VERDE Tapete dupla face 2 x 2,50 m
Urdido: Bege Feito em tear manual pelo artesão Gonzaga
Acabamento caseado feito à mão em algodão azul pela artesã Eliane
Tempo: 45 dias
 

TAPETE CABAÇA AZUL
Urdido: Preto Todo feito pelo artesão Elton em tear manual

Tempo: 45 dias
   

TAPETE CABAÇA DEGRADÊ Urdido: Bege Feito pelo artesão Toinho em tear manual Bordado à mão feito por Tereza.

Tempo: 45 dias 

TAPETE CABAÇA DEGRADÊ  

TAPETE CABAÇA BEGE Urdido: bege Feito pelo artesão Márcio em tear manual.
Bordado à mão feito por Tereza.
Tempo: 45 dias
TAPETE CABAÇA BEGE  
 

- . - . - Trapos & Fiapos lança collab com Laís Ribeiro e enaltece raízes piauenses A Trapos & Fiapos anuncia sua nova collab com a modelo piauiense Lais Ribeiro estruturada a partir de dois verbos: conFIAR e enalTECER. E não é só na origem geográfica que o projeto social e marca de tapetes artesanais e a modelo tecem afinidades, há um encantamento recíproco.

Nas palavras da médica e designer da Trapos & Fiapos, Tereza Melo: “Temos uma origem simples, crescemos aos poucos e sempre com um olhar expansivo para o outro, para o social e para uma missão”. Inspirada na cabaça, que remete às raízes nordestinas – em especial, às mulheres que caminham muitas léguas com essas purungas cheias de água sobre as cabeças para encher os potes de suas casas e prover o básico para a vida -, a collab “Cabaça” reúne cinco tapeçarias em dupla-face, que ganharão séries limitadas de 20 peças cada uma. O cerne do design dos novos tapetes da Trapos & Fiapos é dado pela sinuosidade dessa fruta de casca dura e pela lembrança que a forma traz sobre a flexibilidade e o acolhimento femininos.

Os versos das tapeçarias, porém, trazem a força e o destemor masculinos. São peças que integram volições necessárias à vida e à natureza. Assim como os demais trabalhos da Trapos & Fiapos, os modelos levam taboa e algodão como materiais principais. Mas, desta vez, o fabrico demandou novos aprendizados, afinal, como fazer tapetes redondos em um tear horizontal? Para descobrir o resultado da collab “Cabaça”, o preview para convidados está marcado para o dia 10 de novembro, em São Paulo. As peças também estarão à venda no site da Trapos & Fiapos e na loja conceito da marca, em Teresina (PI). Além da matéria Além das belezas em si criadas, o trabalho da Trapos & Fiapos vai além: 20% do lucro da venda dos tapetes da collab será revertido para uma instituição que atua na criação de agroflorestas, recuperação de solos e cultivo de alimentos saudáveis e orgânicos para a comunidade. _____ Sobre a Trapos & Fiapos A trama da Trapos & Fiapos traça e une vidas:
fundada em 1984, conta a história de transformação do povoado de Santa Rita nos arredores de Teresina (PI),
que descobriu na tecelagem uma forma de renascimento. Deste viés integrador, desenvolveu-se uma tapeçaria singular.
Sempre com desenho único dado pelo tear manual, a Trapos&Fiapos valoriza o artesão e seu trabalho e
o calca na tecnologia verde: o olhar é abrangente para o cuidado humano e do meio. Assim, a taboa,
uma das principais fibras usadas no tecer, é cultivada e, posteriormente, colhida a cada oito meses para que possa
se regenerar. O pensamento circular ainda faz com que o descarte gerado pela fábrica seja utilizado como adubo
para a agrofloresta, de onde a equipe de artesãos pode retirar o alimento para suas famílias.
www.traposefiapos.com.br @traposefiapos ____ Sobre Lais Ribeiro Lais Ribeiro começou sua carreira como modelo em 2009,
ao desfilar na Piauí Fashion Week, aos 19 anos. No ano seguinte, já modelava para a Victoria’s Secrets,
se tornando uma “Angel” em 2015. A modelo já passou pelas passarelas das grifes como Balmain, Chanel,
Louis Vuitton, Gucci e Dolce&Gabbana, entre outras. No início deste ano,
Lais deu início a um projeto de construção de casas ecossustentáveis em Passa Quatro (MG). @laisribeiro

 



 

 

 


 

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O fazer manual e ancestral pode curar?
A Trapos & Fiapos(@traposefiapos) acredita que sim. A marca de Teresina, no Piauí, lança sua coleção RAIZ no estúdio do designer Sergio Matos (@sergiojmatos) na Gabriel, durante a 11ª Semana de Design de São Paulo. Serão cinco tapetes expostos: feitos com algodão, taboa e buriti cada tapeçaria é única e tecida em teares recuperados e adaptados, manualmente. Todo o processo, além de artesanal, é ecologicamente sustentável. A taboa é colhida ciclicamente a cada oito meses, para que seja dado o tempo da renovação da planta, e os descartes da fábrica são usados no enriquecimento do solo da agrofloresta, que alimenta as famílias da equipe de artesãos, na comunidade de Santa Rita. A Trapos & Fiapos foi fundada em 1984 e fez da tecelagem uma forma de renascimento para o povoado de Santa Rita, na zona rural de Teresina. Hoje, o nome da marca é conhecido em todo o país e no exterior, como referência na tecelagem artesanal e, há quase quatro décadas, gera mais que tapetes, criou um sentimento de pertencimento e identidade. Um pouquinho de história Quem deu o primeiro passo nessa caminhada foi a médica sanitarista Tereza Melo, ao enxergar a chance de retomar o potencial de vida daquela gente – do povoado que a viu crescer – por meio da tecelagem, que já era praticada pelos ancestrais na comunidade. A Trapos & Fiapos foi de uma cooperativa a uma fábrica. Com matéria-prima “humana”, a empresa resgatou a dignidade e a perspectiva de futuro pra esse grupo de famílias. Para conhecer o trabalho da Trapos&Fiapos, vá à Gabriel de 04 a 10 de setembro. No dia 06, está marcado, também, um bate-papo com a Tereza. Não dá pra perder!
DATA: de 04 a 10 de setembro de 2022
HORÁRIO: de segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado e domingo, das 10h às 14h
LOCAL: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1525 – Jardim Europa


 

 

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Tereza Melo, designer Trapos&Fiapos
na Destaque Decor de MAIO

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Uma pequena floresta, um grande sonho realizado. A Agrofloresta da Trapos&Fiapos
Da natureza que nos inspira e impulsiona, surgiu o sonho e a vontade de nutrir e recuperar o solo
que nos deu e pode nos dar ainda mais diversidade de verdes, alimentos e sabores.
Não cansamos de pensar em novas possibilidades que casem com o propósito que escolhemos,
ser sustentáveis. Ajudar quem sempre nos ajudou, a natureza e quem colabora todos os dias com
a Trapos & Fiapos, nossa equipe maravilhosa. 
Fincamos no solo do desejo a implantação de uma Agrofloresta,
uma colaboração de todos para cuidar, plantar, diversificar e dividir em uma grande partilha e comunhão
os frutos adquiridos deste imenso zelo comunitário. Neste espaço teremos a possibilidade de plantar
nossa comida para que todos possam comer e levar para suas famílias, frutos, cereais e alimentos.

Uma pequena floresta, um grande sonho realizado.
Apresentamos a vocês com muito orgulho e amor no coração, a Agrofloresta da Trapos&Fiapos.


 

 

 

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Uma árvore frondosa e cheia de vida Já conhece o tapete FAVEIRA da Coleção Esperançar da Trapos&Fiapos?
Olá! Como passou a semana? Espero que bem e em paz. Temos falado, a cada encontro, um pouco sobre a Coleção Esperançar.
Hoje, quero falar sobre um modelo muito especial da coleção, que nos levou a um significado do que é superar os desafios impostos:
tapete Faveira. A faveira é uma árvore frondosa, imponente, que pode chegar até 60 metros de altura.
Ela é resistente, não perde sua folhagem em tempos mais áridos e seus galhos se arrastam pelo solo, servindo de alimento
para os animais em épocas escassas. Essa resiliência, vontade de viver e de atravessar o inesperado da Faveira,
nos inspirou a criarmos o modelo de mesmo nome. Ele é produzido em taboa e algodão, urdido de preto e grão de bode,
em tons de verde e laranja sobre a base. Ele é, como os outros modelos da coleção, todo feito em tear 100% manual.
Espero você em nosso próximo encontro! Abraços, Tereza Melo























 






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Lançamento da Coleção Esperançar da Trapos&Fiapos
Trapos&Fiapos lança coleção Esperançar Novos pensares e sentimentos invadiram nossos lares no último ano. O isolamento social imposto pela pandemia nos fez olhar para nossas vidas com outros olhos e desafios e para nossa casa com mais carinho, mais afeto e cuidado. A empresa piauiense Trapos&Fiapos, que há 36 anos transforma a matéria-prima brasileira em poesia para a casa, apresenta novos produtos exclusivos na Coleção Esperançar, pensando diretamente nessa nova maneira de enxergarmos a casa como nosso casulo de proteção. “A Coleção Esperançar surge dessa introspecção que entramos pela pandemia, esse novo pensar, sentir a casa, repensar o lar. Um repensar tudo, aprender novas coisas, estar em casa, trabalhar em casa, e encarar positivamente, acreditando com fé. Esperançar é confiar com fé.”,
conta Tereza do Carmo Melo, fundadora da marca. Como toda coleção da Trapos, a Esperançar vem carregada de significados, observados durante essa época incerta da humanidade. “Aqui no Nordeste, quando a gente vê tudo cinzento, seco, a gente imagina que logo logo vai chegar a chuva para a gente plantar e as árvores frutificarem. Essa pandemia deixou tudo cinzento.
Não conhecemos muito o agente dessa doença, o que sabemos é que nos trouxe muito sofrimento. Mas ficamos mais fortes depois de uma crise, vem muito aprendizado. Isso nos deu um substrato para pensar uma coleção que nos dissesse isso: que do cinza, brota o colorido, o verde, o vivo. 
Pensamos em uma coleção de esperança do que está por vir”, explica Tereza. O resultado desta introspeção é uma coleção de 5 peças, criadas com esse pensamento de observar da natureza um caminho, tão arraigado na história da Trapos. O primeiro tapete criado é o Esperança, onde o cinza impera, mas começa a aparecer tons de verde, como se uma nova semente medrasse no cenário acinzentado. 
O modelo Faveira foi inspirado na árvore de mesmo nome, que não perde a folhagem verde e tem seus galhos que se arrastam pelo solo, servindo de alimento para os animais em tempos escassos. O tapete Margarida é relacionado à flor que está sempre viva em diferentes épocas do ano, ou seja, em diferentes adversidades. É um ciclo permanente de fertilidade.
Já o modelo Mangará recria o anúncio da bananeira: quando frutifica, o “coração” da bananeira avisa a chegada do fruto. Os modelos foram desenvolvidos em tear manual e urdidos com linha escura - diferente dos tons padrão cru ou preto – e uso de muitos tons coloridos, vivos e vibrantes, como os matizes de verde e terrosos. Tereza ainda fez interferência em alguns deles, como o Mandacaru, onde trabalhou fios coloridos sobre a trama, fazendo marcações e sombras bordadas à mão. 

www.traposefiapos.com.br

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Coleção Esperançar - conFIAR com FÉ
Nesses tempos incertos, muitas questões, indagações vieram fazer lar em nossos corações.
Esse novo tempo chega nos trazendo mais aprendizado. O silêncio ressoa sobre cultivar amorosidade,
enxergar o outro; a natureza nos coloca para ‘espiar’ o seu movimento e, assim, passamos a ter certeza
de que tudo há de melhorar e que devemos permanecer acreditando em nós mesmos, nas pessoas e no que virá, pois é tempo de esperançar - confiar com fé. Nessas andanças da nossa mente, surgiram novas inspirações para uma coleção que quer convidar você para uma imersão interna e encontrar, lá no fundo do seu coração, motivos para seguir em frente! A Coleção ESPERANÇAR quer plantar esta semente em você: confiar no que virá, de peito aberto, e encontrar beleza nesses tempos incertos. 

Veja o link de lançamento da coleção:
clique na imagem e assista ao vídeo.



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Coleção Maré Mansa na Destaque Decor de março
“Inspirada nos tempos atuais, onde o sossego e o silêncio não tem espaço nem vez,
a Trapos&Fiapos evoca a paz e a serenidade das marés baixas." Detaque Decor - destaque 96.
(Reprodução/DestaqueImobiliário) https://issuu.com/destaqueimobiliario/docs/dstq96_-_issuu__1_

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Portal Casa Abril 2020

 

> Tereza Melo – Trapos&Fiapos (Reprodução/Casa.com.br)
“Estou em casa, com minha família, pois tenho mais de 60 anos .
A empresa está em uma velocidade bem mais lenta, respeitando a saúde dos colaboradores.
Em casa, com nossos entes queridos,
temos tempo de refletir sobre nossa vida e nossa realidade.
Então, eu penso que a mensagem do Universo sobre tudo
o que está acontecendo, de precisarmos nos ligar com o divino, procurar as emoções,
ficar em casa, mergulhar internamente,
refletir sobre o que queremos. Tomar atitudes em virtude daquilo que não queremos mais,
agir com consciência, perceber como estamos todos conectados.
Tempos de desacelerar e se enxergar internamente, se conhecer“.

Veja o link completo:
https://casa.abril.com.br/profissionais/profissionais-contam-ao-casa-como-estao-enfrentando-a-quarentena/


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Acreditando, temos competência para conseguir
Por Tereza Melo Eu sou médica de formação, fiz residência em pediatria, depois fiz saúde pública. E trabalhando na Universidade Federal do Piauí eu tentei trabalhar em comunidades em desenvolvimento rural, mas a burocracia da Universidade atrapalhava muito os projetos, a sequência das atividades. Nessa época eu vim morar na zona rural e, pelos meus conhecimentos de saúde pública, eu pude perceber que a saúde só chegava nas pessoas quando elas iam buscar a saúde, ela não vinha de graça. As pessoas precisavam compreender o que era saúde pra sair da figura focada em hospital, médico e medicamentos, e compreender saúde como um bem mais ampliado, onde você precisava ter um recurso vindo de um trabalho para você ter acesso aos bens que te façam ter saúde, como moradia, alimentação, lazer, transporte, educação, etc. Então, de certa forma, eu não saí da saúde pública dentro da Trapos&Fiapos. É um trabalho de saúde pública, onde através do trabalho, do agrupamento das pessoas em torno do trabalho, elas puderam ter acesso a uma qualidade de vida melhor, só que sem ser hospitalocêntrica: o foco está mais na qualidade de vida das pessoas, porque elas não adoecem nos hospitais e nas unidades básicas de saúde, elas adoecem na sua localidade, nas suas casas e comunidades, com seu estilo de vida. Possibilitando esse trabalho, a gente pôde resgatar não só a autoestima, o trabalho de ancestralidade que estava no sangue das pessoas mas que estava adormecido porque tinham deixado de trabalhar com os teares aqui, mas fortalecemos o ser humano. Eles compreendem que o que estava atrás deles empurra eles para frente: são os pais, avós, tataravós, eles que dão força e estrutura na vida. Isso foi importante porque elas se descobriram poderosas, competentes, autônomas e donas da própria vida. O tear manual eu conheci desde criança pois eu vinha para a zona rural de Teresina e assistia às avós das pessoas que trabalham na Trapos, que plantavam o algodão, fiavam o fio, teciam redes. Era uma coisa que estavam nas entranhas, no viver deles, mas que estava desaparecido com a chegada do bicudo no plantio do algodão, a colheita acabou, a plantação foi dizimada. Nós, seres humanos possuímos competências e certo poder. Mas às vezes a gente não descobre isso, e no processo da Trapos, o trabalho incluía colocar luz no saber do outro, fazendo com que ela enxergasse essa competência. Na hora que você descobre isso, você avança, você anda, você cresce, porque você acredita em si mesmo: isso faz as outras pessoas acreditarem automaticamente no seu trabalho, a credibilidade aumenta, e a autoestima também. Nós começamos a perceber que as pessoas começaram a vir trabalhar mais felizes, mais vivas no fazer, no trabalhar, no conviver, e isso foi passado pra família. Isso temos filhos de artesãos que se formaram em faculdade: odontólogo, advogado, que está fazendo engenharia. Isso tudo foi um processo lento, mas que rende frutos.

BAMERINDUS - Gente que faz

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Nosso BLOG <3
Um local para ver dicas, organizar, otimizar, falar, decorar, ver tendências, sempre com a Trapos&Fiapos.
Nossas andanças pelo mundo, locais por onde andam nossas peças, quase sempre com desenhos de Tereza Melo que desde 1985
desenhar peças únicas, sustentáveis e inteligentes.
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